Pregação – Sabedoria X força | Eclesiastes 7.15-20

A sabedoria fortalece o sábio, mais do que dez poderosos que se encontram numa cidade.

Eclesiastes 7:19

Vamos começar avaliando o v. 20. Salomão diz que não há homem (ser humano, pessoa) justa sobre a terra, que faça o bem e não peque.

Essa verdade deve nos alerta para o fato de que nenhum de nós será perfeito. Isso já deve ajustar nossas expectativas quanto a nós mesmos e às pessoas.

Muitos problemas no casamento, por exemplo, é a frustração porque o cônjuge não foi o príncipe encantada ou a princesa da Disney que um e outro queriam.

Você casa com pecadores, se relaciona com pecadores, tem filhos pecadores, tem irmãos em cristo pecadores e é pastoreado por um pecador. A diferença é que todos os salvos foram alcançados pela graça e por ela são capacitados a exercerem seus papéis bíblicos, ainda que estejam num processo.

Até o pastor, então como ele pode pastorear? Ele pode pastorear pelo dom que Deus deu a ele e buscando sempre a máxima fidelidade. Assim como as ovelhas devem fazer em seu discipulado pessoal também. Todos seguimos os passos de Jesus

Bom, baseados nisso, vemos que o bom mesmo é a sabedoria. Ela nos ajuda a sairmos ilesos de nossa condição de regenerados em processo de santificação em todos os desafios que se apresentam.

Ser uma pessoa sábia chega a ser melhor do que ser uma pessoa poderosa, melhor do que dez pessoa poderosas juntas! Você acredita nisso? Está na Palavra de Deus, digna de toda a nossa aceitação.

Mesmo porque os poderosos se deslumbram com seu poder e passam a ser tolos ocupados com seus próprios planos e projetos. A sabedoria nos mantém focados no todo poderoso Senhor, que em tudo nos dirige, fortalece para os desadios e abençoa, segundo Seu perfeito plano para nós.

Quando não entendemos que é a graça que cuida de nós tendemos a buscar extremos.

Como ser justo demais ou sábios demais (aos nossos próprios olhos): isso nos faz confiar na auto-justiça, achando que quanto mais perfeitos tudo vai dar certo para nós.

E numa sabedoria divorciada de Deus, que é falsa, uma vez que o temor ao Senhor é o princípio da sabedoria.

O perfeccionismo e a confiança exagerada nos detalhes destrói a alma em angústia.

Ou então o extremo é outro: a pessoa confia na sua capacidade de fazer o mal para obter vantagem e nesse caminho prossegue, enveredando em várias loucuras. E morre antes do tempo.

Por isso no início ele diz: tem justo que perece mesmo sendo justo e ímpio que prospera mesmo sendo injusto. Ou seja: há uma lógica que nós não entendemos, por mais que nos esforcemos pensando ou fazendo qualquer coisa a respeito disso.

Apenas Deus entende este caminho. Todavia, na Bíblia há muita reflexão boa sobre o assunto.

Você precisa considerar isso. Suas escolhas aqui têm consequências com duração eterna.

O “prazer” dos ímpios é por um tempo. E mesmo que pareça muito do ponto de vista desta vida, não será da medida de um átomo na próxima, e teremos e mesma eternidade para agradecer a Deus pelas renúncias que fizemos aqui!

Foi a esta conclusão que chegou o salmista no salmo 73.

Os ímpios só parecem prosperar quando consideramos as coisas a curto prazo. Mas na eternidade perceberemos com maior clareza ainda que eles sacrificam as coisas eternas em troca das coisas temporárias.

A sabedoria é sempre melhor.

Que esta seja a nossa tranquilidade nesta terra, sempre. Em Nome de Jesus, amém!

Pr. Leandro Hüttl

Deixe um comentário

search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close